terça-feira, 13 de setembro de 2011

"A Magia de Aprender" por Renato Paiva

"A entrada no jardim-de-infância é uma etapa importante e desperta em todas as crianças a magia de aprender. Aprender brincadeiras novas, aprender o nome dos colegas, aprender a socializar, a partilhar, a imaginar, aprender regras, limites e permissões. Conhecem novos amigos, adultos cuidadores, novos espaços, brincadeiras, aprendem a respeitar o outro, os mais velhos, os momentos de silêncio, de escuta, aprendem músicas e muitas coisas novas. O normal é que as crianças gostem da escola, elas são por natureza curiosas e têm muito interesse em aprender.

A escolha do jardim-de-infância e da escola é uma preocupação presente na maioria dos pais. É uma escolha importante para a vida dos seus filhos, sobretudo do seu bem estar, da sua alegria, do seu sucesso. Escolha difícil e por vezes angustiante de quem tem de fazer uma escolha e fica na dúvida se terá sido realmente a melhor opção. Descansem! Se não for, rapidamente os vossos filhos vos darão essa indicação de forma bem entendível. A escolha da escola ou jardim-de-infância coloca grandes desafios aos pais e ponderações que dificultam a sua escolha. Proximidade do trabalho, instalações, actividades extra curriculares, segurança, recursos humanos, transporte,… Um emaranhado de equações e muitas contas de cabeça! Significativamente serão as pessoas que farão mais sentido às escolhas. São elas que podem fazer de uma pedreira um castelo, ou transformar um palácio numa ruína. São os professores, educadores, auxiliares, porteiros, vigilantes que serão os mestres na obra educativa dos seus filhos. Dedique-lhes especial atenção.

Os educadores têm a nobre tarefa de acolher a criança no seu primeiro contexto de aprendizagem mais formal. Que recebem de braços abertos as crianças risonhas, mas também as que fazem birra, choram e teimam em não querer deixar os pais. Os seus sorrisos contagiantes, a disponibilidade de fazer de princesa e ao mesmo tempo de bruxa má, despertam na criança a fantasia e o gosto por estar na sala, cheia de crianças com desafios diferentes, cabelos diferentes, nomes diferentes, culturas diferentes, que os tornam únicos e irrepetíveis. (...)"

12 Set. 2011

Ler artigo completo aqui.

1 comentário:

RosarioG disse...

Parabéns Renato Paiva pelo seu texto.
Acrescento: para uma excelente aprendizagem, é necessário que todas as partes envolvidas estejam consicentes da sua importância no serviço que prestam.
Também a Câmara Municipal deve estar consciente das implicações em todos os afectados da falta de água, por exemplo. O planeamento deveria ser tal que os trabalhos decorressem extra horário escolar. Se um hospital não pára, por que pára uma escola? O cenário de hoje de manhã não deve repetir-se, as crianças e profs/educadores/etc. lá presentes merecem maior consideração.