"Tudo o que devo saber mesmo para viver, que fazer e como ser, aprendi-o num Jardim Infantil. A sabedoria não estava no cume da mais alta montanha, no último ano de um curso superior, mas no recreio da minha escola..." Robert Fulghum in "Tudo o que sei aprendi no Jardim de Infância"
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
HOSPITAL dos PEQUENINOS
A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa volta a organizar o Hospital dos Pequeninos.
Esta edição irá contar com a colaboração entre alunos de Enfermagem, Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas e Nutrição.
Com este projecto pretende-se, através de um jogo de representação, reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde, ao mesmo tempo que se proporciona uma actividade de aprendizagem sobre noções básicas de saúde. Por outro lado, pretende-se que os futuros profissionais de saúde utilizem os seus conhecimentos para ensinarem as crianças, de um modo lúdico-didáctico adaptado às suas idades, a perder o medo da “bata branca”.
O percurso que cada criança irá efectuar no Hospital dos Pequeninos será o seguinte: Sala de Espera (onde se realizam uns jogos didácticos), Triagem (os doentes, que são os bonecos trazidos pelas crianças, recebem uma fita de cor, de acordo com a gravidade da situação e também recebem um cartão de identificação que é carimbado em todas as estações), Consulta (um médico analisa a situação do boneco, faz-lhe um exame objectivo e reencaminha-o para: Análises (onde simulam uma colheita sanguínea), Radiologia (simulação de uma radiografia ao seu boneco) e Cirurgia (onde simulam a lavagem de mãos, vestem uma bata cirúrgica e simulam uma cirurgia para tratar do seu boneco). Segue-se a Sala de Tratamentos (onde é mudado o penso do seu boneco), a Farmácia, a Consulta de Medicina Dentária e a de Nutrição.
No próximo dia 26 de Novembro,iremos realizar esta visita com os nossos meninos,assim iremos pedir a colaboração dos pais para custearem o transporte,pois a entrada será gratuita.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário